Lilypie Third Birthday tickers

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A saudade é o museu do amor

Dia de Finados. Não vou ao cemitério. Como minha mãe disse, "a conversa não é com o subsolo, ele está no andar de cima". Meu papo com ele não é hoje apenas. É todo dia, toda hora. Peço conselhos e conto o que se passa comigo. Peço que todos fiquem bem onde estão e não se preocupem com a gente.
A força, a gente acha, não há escolha, tem que achar, seguir em frente, não olhar muito pra trás. Na verdade, eles estão lá na nossa frente, bem longe, a nos esperar, dizendo "não desistam, nós te amamos".
Só que é inevitável que a gente olhe um pouco no retrovisor e sinta esta sensação de termos esquecido alguma coisa. Vamos envelhecendo e os retratos continuam mostrando um menino. A vida dá mostras de que segue seu curso sem se preocupar. Os amigos consolam, os fãs oram, os parentes nos amparam, mas não é fácil segurar as lágrimas e decidi que é isto mesmo, não tenho que prender nada. Chorar até faz bem - sofrer é que não faz. A saudade não o trará de volta, não aliviará a dor, mas esvazia este vazio que me consome, que serve como um uma descarga concentrada de EU TE AMO. Não o "eu te amo" que deixei de dizer - estes foram muitos, graças a Deus - mas todos os que não pude mais falar e ouvir.


Obrigado

Obrigado pelo leite derramado
Obrigado por cada sorriso
Obrigado por cada olhar trocado
Obrigado por cada lembrança

As Melhores fotografias
Estão nas minhas memorias
Obrigado por todas as palavras que vc aprendeu
Pela chance de ouvir você me chamar de pai

Te agradeço cada beijo e abraço
Obrigado pela benção de ter tido você ao meu lado
Menino lindo
Menimo levado
Meu capuccino
Meu pacotinho
Meu melhor presente
Meu quentinho

Obrigado pelas gargalhadas
Obrigado pelas horas sem sono
Obrigado por cada dia que você viveu comigo
Por cada banho tomado
Por cada dia na piscina
Pelos dias na praia

Obrigado por cada canção cantada
Por cada dengo, travessura e pirraça,
Obrigado por cada estrela que vc acende agora

Desculpe-me se choro
Nem todos os dias sou forte
Só o amor salva, eu sei
Mas sinto as vezes que nao tenho mais tanto tempo
Sinto que perdi mais que três anos
Sinto como se tivessem me arrancado a alegria
E a vida agora é apenas uma distração constante para
Me afastar da tristeza. O jeito é vivê-la.

A saudade é o museu do amor













42 comentários:

Cintia disse...

Tudo tem seu tempo. Acho que nunca aprendemos a viver , aprendemos a sobreviver. Seja feliz , para você , para os que te amam e para seu filho. Quando ele nasceu deu um novo sentido a sua vida , e mesmo não estando mais aqui fisicamente continua vivo dentro de você .

Polywaves disse...

Eu já li esse blog inteirinho... e hj o post foi de arrepiar... que palavras lindas! Palvras que fluem, transbordam de um coração repleto de amor e de saudade... tenha certeza que seu pequeno sempre estará contigo e esse registro é um conforto para milhares de pessoas... como eu!

Fica em paz! Beijos

Cíntia Eliziária disse...

Sua dor traduzida nesse post fez que eu também compreendesse que apesar de tudo, viver é uma inconstância breve!Brevíssima!!! Gabriel permanecerá vivo sempre!!!

Rafaella disse...

Gabriel é um ser iluminado, que te fez aprender muito, se tornar uma pessoa bem melhor...
Filhos são para sempre, mesmo que não estejam ao nosso lado, ele esta feliz, esta bem, esta com Deus...
Não ha sofrimento, não ha dor, não ha odio, é um mundo que sempre desejamos aos nossos filhos...
Força Bruno, um dia vcs irão se reencontrar e essa saudade sera matada com muitos beijos e abraços, e nesse dia vc podera dizer todos os EU TE AMO que foram lhe tirados...
Abraços e desejos de muita paz nesse coração de pai que hj chora por saudades!!!

Sempre Que Penso... disse...

Ir ao cemitério é relembrar a dor.
Gabriel está dentro de ti!
Amo voces...

adalene disse...

passei no quarto, vi bady e não pude deixar de pensar na sua saudade.
todos os dias nos quais me sinto cansada do cotidiano de mãe, lembro de você e do gabriel... e tudo passa.

Anônimo disse...

seu anjo está dentro de ti... em seu coração. força, Bruno.

_Mari* disse...

Nossa! Já li cada pedacinho de tudo aqui... Muito lindo esse amor. Posso sentir!
Imagino a dor.. tbm posso sentir.
Muito lindo mesmo.
Deus conforte cada dia o coração de cada um de vcs que já tiveram o Biel por perto.
Bruno, Deus é contigo!

Ananda Câmara disse...

Linda a forma de você expressar todo esse turbilhão de sentimentos. A maneira em que você encontra o lugar certo para cada palavra não o faz um perdedor ou um sofredor, embora pudesse ser denominado assim por ter perdido seu filho tão querido. Mas, ao contrário disto, você mostra-se como um vencedor! Vencedor àquele que soube passar por esse obstáculo, e mesmo que sofrendo muito, deu continuidade à sua vida e aos seus textos... Estes que nos encantam e nos mostram que a dor pode ser compartilhada com simples palavras, mesmo que de longe, mesmo que não nos conheçamos. Você é um vencedor, pra mim, porque foi eleito para ser o pai de teu anjo. Você foi escolhido para passar por tudo isso porque Ele sabia, desde o princípio, que você seria capaz de, entre os teus sofridos acontecimentos, pudesse nos encher, de tão longe, de pura solidariedade e ainda mais amor! Não posso dizer que sinto pena de você, Bruno. Não, jamais. Eu sinto um orgulho. Pela pessoa que você mostrou ser além de suas músicas e voz. "Pena" pra quê, se "admiração" é uma palavra melhor? Que teu anjo esteja sempre te dando a força necessária para você que você seja, querendo ou não, um anjo para tantas pessoas, fãs, familiares.

Nadir disse...

Li...

Foi pouco tempo que vcs ficaram juntos, só que foi um tempo com qualidade. Vc Bruno soube aproveitar cada minutinho com o Gabriel, curtiu, brincou, riu, se preocupou...Enfim foi PAI e um PAI como poucos. Com certeza Gabriel teve o melhor pai que ele podia ter tido. Claro que ele estará olhando sempre por vc e te ajudando.
Força sempre, vc é uma pessoa especial demais e não pode desanimar NUNCA, pois ainda existe muita gente que precisa de vc. Acredite que cada vez que nós oramos por vc Deus escuta e ele estará sempre te guardando...
Beijo grande com bastante saudade...

Nadir - Mogi das Cruzes - SP

Simone Ribiscki disse...

Ooi...tenho um filho de 3 meses...ele esta adormecido no meu colo agora, após uma longa mamada. Fiquei emocionada ao ler oq/ escrevestes sobre seu filho...mas não pelo mesmo motivo que tantas outras pessoas espressaram. O pai do meu filho...da razão da minha vida...não o ama.Na verdade ele é um desses homens rudes, toscos q só pensam em si mesmos...talvez por gosar agora de apenas 23 anos...e se comportar como quem tem 17. Axei q a vinda do Enzo o faria crescer...mas me enganei. Não estamos mais juntos...terminei qndo descobri estar gravida...temo muito q meu filho sinta falta de um amor de pai...eu até levo ele visitar o pai...mas ele sai...eu o amo tanto q as vezes dói pensar q alguém possa não ama-lo ou fazer ele ficar triste...
Só posso dizer q eu aproveito cada dia...curto cada sorriso...cada babada...cada resmungão...e sinto q quem tah perdendo não sou eu...pena q em parte qm esta perdendo é o Enzo também...mas "A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo." receba meu abraço confortador...e meus parabéns vc é um pai maravilhoso...e teu filho teve sorte te ter escolhido vc como pai...(dizem q os bebês antes de nascer escolhem os pais q qrem para si)...bjoOs de uma fã ainda mais fã agora!!!

Carol disse...

Cada vez que leio o blog sinto uma vontade enorme de abraçar o Pai de Gabriel.

Vanessa disse...

Não sei se acredita, mas gostaria que acreditasse, pois eu sofro muito, sofro junto com você. Concordo com sua mãe, ele não está ali naquele tumulo, nunca esteve, ele está acima, logo a frente.
A missão do seu bebê, foi de 2 anos e 10 meses, pode ter certeza que o que DEUS propos para ele fazer, ele fez. Não que ele tenha usado seu filho para isso, mas cada um de nós temos algo a fazer aqui. Estou certa agora de que seu filho é o ANJO DO AMOR. Pois ele conseguiu mudar muita gente, eu inclusive. Rezo pra ti todos os dias, para que tenha força de continuar, imagino que não deve ser nada facil, a dor não passa, só adormece, acorda a toda hora,mas ela vai acalmando dentro de você.
Você ameniza a dor no amor, e a paz na fé.
Te adoro, amo seu filho, minha oração vai chegar até você, e você terá paz,essa nuvem cinzenta vai passar aos poucos. O dia não será tão lindo quanto como era antes, mas será melhor.
beijos

Fran disse...

Seu filho está dentro de vc, isso é perceptível, e lindo de se ver!!! Parabéns, todo esse tempo que vc esteve ao lado dele, vc foi um pai que mtos passam uma vida inteira ao lado dos seus, e não o são!!! Isso é eterno!!! Coisas ruins jamais deveriam acontecer às cças mesmo, mas dá para ver a felicidade nele SEMPRE!!! :))

Anônimo disse...

é inacreditável que Gabriel não esteja mais aqui...

Deus está com ele, com certeza!!!!
e Gabriel olhando por vc e te ajudando lá de cima ;-)

beijos de Guiga e Renata prá você Bruno!

cleidiane mendes disse...

É impressionante o "elo" que o Gabriel mantém entre todos nós aqui que comentamos com você ai do outro lado. Somos todos estranhos, mas compartilhamos sempre esta saudade... Sei que a sua é maior, pois é o PAI!!!
Incrível é a sensação de proximidade...
Nossa sinto sempre. Amo aparecer por aqui e ver o Gabriel e a Fernanda transportados em palavras de amor...

4 ANOS PARA SEMPRE disse...

Querido Bruno, confesso que demorei a entrar novamente no blog, porque sabiado quanto eu me emocionaria. Dito e feito! Voce é muito bom em tanta coisa e como pai não seria diferente.
Já tive a oportunidade de lhe dizer que casualmente,meu filho caçula tem 4 anos e, sem querer comparar o que não tem comparação, pelo menos imagino o seu sentimento.
Cara, se há alguém de quem a cada dia que passa eu fico mais fã, esse lguém é voce.
Super abraço, meu velho! Não sei de que maneira, mas de qualquer forma, estou à sua disposição.

Clovis Rotth - Radialista de Ubatuba

sôninha flor disse...

Olá
Sempre via seu blog, mesmo antes do acidente, agora toda vez que entro fico triste, sofro com você!
Meu sonho é ser mãe , e não quero nem imaginar a dor de perder um filho!
Torço e rezo por você sempre!
Gabriel esta com você para sempre
Beijos

Moisés disse...

Lindas suas palavras, os videos também são ótimos, que Deus conforte o seu coraçao, perdi um filho a um ano e meio, ele tinha 1 ano e 2 meses e a dor até hoje é intensa, a saudade é enorme. Somente Deus para nos consolar e nos fazer aceitar a viagem de nosso ser querido. Que Deus esteja com você sempre, um abraço !!

Leah - New York disse...

Querido Bruno

Nao pude conter minhas lagrimas.Hoje vim novamente ao seu Blog e impressionante como conseguimos sentir a sua imensa dor.Somos Pais e nunca imaginamos por esta situacao.Que Deus lhe de muita forca para superar essa dor imensa e essa saudade que so voce sabe.Gabriel esta Feliz no plano espiritual de ter tido um grande Pai ao lado dele.Muito obrigada por compartilhar com todos os seus fans essas coisas tao lindas, faca desse blog como havia dito antes uma forma de expressar e dividir conosco toda essa pureza de sentimento entre voce e o Anjo Gabriel, pois ele continua vivo dentro de voce.Que Deus lhe de muita forca.Todo meu carinho para voce.

Leah - New York

Mayara disse...

Pra mim isso é meio inacreditável até hoje. Revendo esses vídeos que eu vi quase que em “tempo real” quando eles eram postados, é impossível não sentir o coração triste.
Bruno, admiro muito a sua determinação e força.

"Desejo que você tenha a quem amar. E quando estiver bem cansado ainda exista amor pra recomeçar..." :)

Adriana ♣* disse...

Meses atrás encontrei uma foto antiga, acho que era o meu tataravô, e junto com ela estava a seguinte frase:

"Aqueles que amamos e perdemos não estão mais onde estavam, mas estão sempre onde nós estamos."

O Gabriel vive em você.

:)

Adriana ♣* disse...

Meses atrás encontrei uma foto antiga, acho que era o meu tataravô, e junto com ela estava a seguinte frase:

"Aqueles que amamos e perdemos não estão mais onde estavam, mas estão sempre onde nós estamos."

O Gabriel vive em você.

:)

Adailton Pirôpo disse...

Valeu amigo
Estamos com você
Cada palavra que você escreve é como se de certa forma estivéssemos vivenciando isso com você
Como disse em uma de minhas postagens nesse blog não deixe de escrever sempre que possível pois tenha certeza de que ele vive
Abraço,
Adailton Pirôpo
Salvador-Ba

Patricia disse...

estou sem palavras... que post lindo!!!! Tenha certeza que Gabriel sabe o quanto o papai dele o ama.... e ele ainda continua ouvindo os seus "eu te amo"... pode ter certeza.... Muita luz para vc....

Gabe_Barbosa disse...

Linda forma de expressar seu sentimento! Força nós seus fãs como vc mesmo disse oramos mtoo por vc! Viva cada dia intensamente... Deus sabe oq faz e Nele confiamos! Fique em Paz sempre!!!!


=D

manu.fisica disse...

Para muitas pessoas, ser fã, é colecionar CD's, ir a shows, ir ao aeroporto, voltar pra casa e só! Mas aprendi com vocês, principalmente com você que podemos ser fãs e amigos, pessoas que quando precisam de força nos é dado, e também quando precisamos de puxões de orelha, nos é dado! Você me ensinou muitas coisas, mesmo não sabendo, a amar pessoas apenas quando a conhecemos de verdade, a beber água antes e durante seus shows pra não passar mal, a não deixar amizades antigas por novas, q eu não tenho q ser simpática sempre, (os outros irão me entender)! É por isso Brunão que você merece tudo de bom! Gabriel mereceu realmente o nome de um anjo! E você teve a honra de ser o pai de um ser tão especial! Podes crer que ele está lá em cima jogando forças pra você e intercedendo ao Pai e à Maria,Nossa Mãe, por você! Toda a força do mundo meu Ídolo e Amigo! Saudades fortalezenses!

Fernanda van der Laan disse...

A morte eh a face anti-natural da vida. Sofisticamos o amor, inventamos a saudade, aprendemos que a medicina e o dinheiro podem tudo e bum: tudo vira do avesso, nada mais faz sentido e o absurdo do acaso nos da esperancas insolitas. Parece sonho, filme, parece a vida dos outros, parece que vamos reencontrar nossos amores e tudo fara sentido novamente.
Conheco a tua dor e eu te respeito profundamente por falar abertamente sobre isso.
Espero que o teu menininho apareca bastante nos teus sonhos.
Um beijo!

Esttela disse...

Bruno, hoje pela primeira vez entrei no seu blog, cujo link vi num posto do blog "Pais por Justiça". Está postado lá um depoimento seu, sobre a tragédia que ocorreu na sua vida. Não há palavras que possam ser ditas, (principalmente por uma desconhecida como eu, que, apesar de fã do Biquini Cavadão, continua uma desconhecida para você), que possam amenizar a sua dor! A gente não entende Deus quando ele tira daqui, anjinhos tão inocentes! Mas, penso, depois de ler tudo o que você escreveu, depois de tentar imaginar (e não conseguir!!)o tamanho da sua dor (tenho uma filha de 3 anos e meio e lendo suas postagens, seu depoimento, como mãe eu senti um milésimo da sua dor...uma dor que parece dilacerar a pele do corpo...não consigo imaginar o que eu faria...)que o raciocínio deve ser outro: Alguns anjinhos têm o privilégio e a permissão Divina de vir para cá, conviver um pouco com os seres humanos (mas só com os escolhidos!) e depois, logo depois que chegam, Deus os chama de volta, antes que percam sua "angelidade"...mas o mais importante de tudo isso é que, somente alguns seres humanos são escolhidos para conviver com estes seres de luz, estes anjinhos com permissão para acompanhar por um tempo restrito, limitado, estes humanos especiais. E foi isso Bruno, o Gabriel era um deles!! E tanto os inspirou que recebeu de vocês o nome de um Anjo Especial - Gabriel - e fêz de você um homem melhor depois de sua vinda, mas não podia (e até nem sabia)dizer que partiria tão cedo!
Hoje, apesar de sua dor, você também é uma pessoa melhor, depois de sua partida! Mas acima de tudo Bruno, para você há algo, uma riqueza a mais do que para qualquer outra pessoa que teve contato com ele - o eterno vinculo angelical por ter tido o privilégio de ter sido pai de um anjinho de Deus! Como digo para a Clara, minha filha, o Gabriel virou uma estrelinha...mas nesse caso, penso que o Gabriel voltou para casa e de lá, protege seu grande Pai! Que Deus o oriente, lhe dê muita sabedoria e dorça, muita saúde e paz! Nunca duvide que você será feliz novamente, pois o Gabriel é uma luz que nunca se apagará e esta luz, iluminará sempre o seu caminho, suas escolhas e muito em breve, seu (novamente)sorriso feliz! Abraços carinhosos! Esttela e Clara (Curitiba-PR)

Anônimo disse...

Só quando somos mães e pais, e que sabemos o que é amor de verdade. Isso faz um filho em nossas vidas, ensinam o que é o AMOR, o que é AMAR... Ainda bem que ele veio para te apresentar isso, hoje ele pode não está aqui presente, mas está no seu coração. Para sempre!

Anônimo disse...

Novamente choro com suas palavras... é exatamente como você pôs ali: Não tem como, precisa seguir, o jeito é viver a vida... não há o que fazer...

Força, muita força meu querido;

Abraços;

Cheila

Anônimo disse...

Deus ! Ele está com você! Força sempre!

Viviani

Levanta essa Alma Agora! disse...

"E a vida agora é apenas uma distração constante para
Me afastar da tristeza. O jeito é vivê-la."

Bruno, em outras cartas vc fala de missão. Sua missão é estar ligado a milhões de pessoas cara! E o que vai fazer a respeito de nós??? Perdemos o Gabriel e vamos perder você??? Pára com isso! Eu sempre acompanhei vcs desde o Circo Voador em 85 e não acredito que terá recaída tão forte que não possa suportar! Inclusive porque, como disse que nós fãs só oramos, está enganado! Fazemos muito mais do que isso! Porque não estar vivendo perto de você não significa que não somos ligados...a música está nas nossas vidas para provar isto! Ser uma pessoa sensível, como nós dois, faz-nos ter força muito superior à física para superar a dor! Aceite todo o carinho e volte a viver conosco, queremos muito suas melodias em nossa vida, pois é mola propulsora do bem!

Anônimo disse...

Bruno, nem sei o que escrever...
Mas é certo que gostaria de te agradecer por dividir comigo, tanto aprendizado e tanta lição de amor. O Gabriel esta bem, tenha certeza disso...Que lindo esses videos e que bom que você aproveitou cada segundo com ele por aqui! Seja muito feliz, Bruno. Que Deus te ilumine e que o Gabriel, que tem nome de anjo, te guarde e seja seu fiel e etrno protetor

Sayonara Dardengo. disse...

Bruno, quanta força, quanta fé, quanto amor pode caber em uma pessoa? Cada vez que dou uma "passadinha" por aqui, me emociono com a sua grandeza de alma e coração.
Incluo você em minhas orações e peço a Deus e a Nossa Senhora que estejam sempre juntos de ti.
Obrigada por me ensinar, mesmo involuntariamente, a ser uma pessoa melhor.
Sou sua fã, fã da sua banda, fã das suas músicas há muitos anos... Mas hoje, digo que acima de tudo isso, tenho profunda admiração, respeito e carinho pelo Bruno Gouvea.
Que Deus te abençoe todos os dias da sua vida!
Um abraço fraterno.

Anônimo disse...

Suas palavras dizem toda a verdade...emociona...tenho um filhinho e me coloco no seu lugar sinto uma dor no peito...que Deus te dê muuuuita força....um dia saberemos o sentido de tudo isso....FORÇA! (ANDRÉIA - JUNDIAÍ - SP)

Andreia AOliveira disse...

Bruno estou te vendo agora na TV e lembrei de tudo que vc passou e ainda está passando com essa perda irreparável a unica coisa que posso fazer é pedir a Deus para te consolar e te dar forças para continuar. Bj

Benallanna disse...

Como era linda a cumplicidade deles dois. Bruno o (Bibi) agora é a sua estrelinha, pode ter certeza que ele agora está te acompanhando em todos o momentos da sua vida. TE AMO muito...

Anônimo disse...

Bruno, cheguei a foz do Iguaçu, Pr hoje e lembrei do penúltimo show feito aqui faltando 2 dias pro aniversario do Gabriel e lembrei do show pois nós aqui q cantamos parabéns a ele lembra de nos no bastidores depois do show ,chorei hoje ao saber q vou ser pai e se você me deixa quero a uma homenagem ao Gabriel quero colocar o nome do meu filho de Gabriel pois um anjo iluminado!!! Deixe a resposta no seu face book ou da banda por favor, me chamam de Luisinho ok

Luiza disse...

Sempre me emociono com as suas palavras. Vc é realmente uma pessoa iluminada.
Meu maior conforto é ver neste blog como vc aproveitou cada segundo ao lado do seu anjo! Que pai maravilhoso que vc foi e continua sendo!Que exemplo para todos nós! Gabriel tem muita sorte em ser seu filho!
Que Deu continue dando forças pra vc e pra toda a sua família. Não é uma jornada fácil, mas só os fortes resistem. E vc, Bruno, tem tudo pra vencer!

Michelle disse...

Bruno, fiquei sabendo da sua história hoje no programa da Fátima Bernardes. Seu relato emocionante e também sereno, resignado, me trouxeram aqui. Comecei a ler o blog de trás pra frente, acompanhando essa trajetória intensa, embora curta neste plano físico! Tenho um filho que agora dia 24 completa dois anos e um mês e me identifiquei com tantas situações vividas... Meu Lucas nasceu prematuro, mas graças a Deus sempre foi muito saudável, leonino, de personalidade forte, é o melhor presente que recebi do meu esposo! Já precisei segurar muitas barras sozinha, pois meu esposo passa quinze dias por mês longe de nós por conta do trabalho, quando chega se dedica com paciência e carinho. Passamos por muitas viroses, nos encantamos com cada sorriso, com cada palavra, nos surpreendemos com seus primeiros passos, com sua memória e facilidade de aprendizagem, com seu jeito conquistador, chorei muito na primeira apresentação de Dia das Mães na escola, já o levamos ao cinema, ao circo, ao zoo e à praia... Passei pela adaptação na escolinha, pela transição do berço para a caminha e agora me preparo pra tirar as fraldas e ver as cuequinhas borradas! Amamos viajar e ensinar ao Lucas as coisas da vida! Comecei a ler o blog quando voltava pra casa, aproveitando o engarrafamento ao lado do marido e do Lucas dormindo, acompanhei as primeiras semanas de gestação da Fernanda. E agora às duas da madruga voltei aqui e sem conseguir parar, acompanhei cada post, ri, chorei, me identifiquei pelo amor... Agora a pouco o Lucas acordou e veio ao nosso quarto chamando mamãe ( ele é bastante ligado a mim) pediu água e no quentinho da nossa cama adormeceu... Desconforto bom de cama cheia! Eu gosto! Parabéns por esse grande exemplo de paternidade e amor! Parabéns pela filhota que em breve estará nesse plano recebendo todo esse amor que você tem pra dar! Muitas felicidades e infinitos momentos mágicos como os que vocês viveu ao lado do seu Gabriel. A vida continua...

Adelita disse...

Bruno, meu nome é Adelita te vi no Kazebre(Aricanduva sp.) Que alegria contagiante!! Você honrou a dedicação que fez para o seu filhinho Gabriel, te digo que é isso que Deus quer daqueles que ficam é que caminhe por dois, Deus se agradou tanto do teu coração que te deu a Letícia porque só Ele entendeu a sua dor.Parabens que Deus te conserve assim como você é, Abraços Fraternos.